domingo, 12 de agosto de 2012

Franz Hartmann R+01. Amai a Deus sobre todas as coisas — Amar a Deus quer dizer amar a sabedoria e a verdade. Nós não podemos melhor amar a Deus do que obedecendo a sua Lei. Para prestarmos conscientemente essa obediência devemos conhecer a lei. E o conhecimento dela só se adquire por meio da prática. Então, conhecer a lei do amor e vivenciá-lo é a chave mestra do amor a Deus.

02. Dedicai vossa vida inteira ao progresso espiritual — Assim como o sol envia, de longe, seus raios à terra para  iluminar tanto os puros quanto os impuros e inundar de luz até os mais mesquinhos objetos, o espírito do homem pode enviar seu raio mental para adquirir o conhecimento de todas as coisas terrestres, sem necessidade de perder sua consciência divina ou de ser absorvido pelo objeto de sua percepção.

03. Sede completamente desinteressados — O conhecimento espiritual começa onde cessam todo e qualquer sentimento e a ilusão de crer-se o homem separado dos demais. Nesse momento é que começa o homem a compreender sua verdadeira natureza, isto é, seu poder divino, universal, e a plena consciência de que tudo o abrange.

04. Sede pacientes, modestos, enérgicos e silenciosos — A porta do templo interior se chama “contentamento”; por ela, entretanto, não pode entrar outro ente senão o que caminha ereto, consciente de sua dignidade de ser humano.Sem energia nada se realiza. As harmonias divinas peneiram no ouvido interno quando todos os pensamentos e desejos se acham em repouso, isto é, em completo silêncio.

05. Aprendei a conhecer a origem dos Metais contidos em vós — A causa do sofrimento é a ignorância. Para que ressuscite o espiritual deve ser sacrificado no material.

06. Guardai-vos dos impostores e dos charlatões — O que tem a presunção de possuir conhecimento nada sabe. Só é sábio aquele cuja boca profere a Palavra de Sabedoria.

07. Vivei em adoração constante ao Supremo Bem — Os vermes buscam suas delicias na abominação e na lama; as águias livres, porém, soltam as asas e voam para o sol.

08. Aprendei a teoria antes de vos dedicardes à prática — Quem viaja conduzido por um guia experiente o faz com mais segurança do que o que se recusa a beneficiar-se das experiências alheias.

09. Sede caritativos para com todos os seres — Todos os seres são um em espírito e não estão separados uns dos outros mais do que pela ilusão das formas. O que é caritativo para com outra forma em que se manifesta a Vida Una universal livra o seu próprio Eu do sofrimento.

10. Estudai os antigos Livros da Sabedoria — Os livros são para o espírito não amadurecido o que o leite é para a criança. Antes de termos adquirido as formas necessárias para descer à fonte de águas vivas de nosso próprio ser e beber a água da verdade, é preciso receber o alimento de mãos alheias.

11.Esforçai-vos para compreender seu oculto significado — O exterior é visível aos olhos externos. O espiritual, no entanto, só se pode ver com os olhos do espírito.

*** Eis ai as onze regras que devem observar os que aspiram ao ingresso no Templo da Rosa-Cruz; mas os Rosa-Cruzes possuem a regra doze, o Arcanum, na qual estão contidos grandes poderes. de que não é licito falar aqui. Esse Arcano somente é comunicado aos que o merecem. Com o seu auxílio podem os homens encontrar a Luz nas trevas e a mão amiga que os guie com segurança na intrincada teia cósmica. Não pode ser traduzido em nenhuma língua mortal e, portanto, só pode ser transmitido de “coração a coração”. Não há tortura, por mais cruel que seja, que obrigue o rosa-cruz revelá-lo, porque ainda que o desejasse fazer, não compreenderiam os que são indignos de recebê-lo. ∆

Franz Hartmann R+

0 comentários:

Tradutor

Tecnologia do Blogger.

Seguir por E-mail

Seguidores